Serviço de saúde
O Serviço de Saúde preocupa-se com a higidez dos militares do Exército, em combate ou não. As organizações militares possuem uma Seção de Saúde, com médicos, dentistas e enfermeiros, onde tem início o apoio médico-odontológico.
O Sistema de Saúde do Exército, responsável por prover assistência médico-hospitalar a militares e seus dependentes seja em tempo de paz ou de guerra, também possui como encargos a seleção dos que vão compor o corpo de médicos, odontólogos e farmacêuticos; a manutenção do material de saúde e a medicina preventiva para seus beneficiários.
Patrono - General de Brigada Médico João Severiano da Fonseca.
Em vinte e sete de maio de 1836, na cidade de Marechal Deodoro, no Estado de Alagoas, nasceu João Severiano da Fonseca, que viria, mais tarde, se tornar o Patrono do Serviço de Saúde do Exército.
Ainda muito jovem, João Severiano ingressou na Faculdade de Medicina da Corte e desde o início de sua vida acadêmica expressou coragem no enfrentamento de doenças e desprendimento na ajuda ao próximo.
Participou, como acadêmico do 3º ano de medicina, no combate à epidemia de cólera que afligiu a população da cidade do Rio de Janeiro em 1855. Por essa nobre atuação, recebeu a “Comenda da Ordem da Rosa”, no grau de Cavaleiro, conferida pelo Imperador.
Em janeiro de 1862, ingressou no Corpo de Saúde do Exército como 2º Tenente-Cirurgião. Suas primeiras atribuições foram exercidas no Hospital Militar da Guarnição da Corte, atual Hospital Central do Exército (HCE), no Estado do Rio de Janeiro.
Na campanha da Tríplice Aliança destacou-se por sua atuação em favor dos doentes e feridos e pelas demonstrações de nobreza e sentimento humanitário, que o motivaram a romper barreiras para a promoção da saúde da tropa, como demonstrado nos trechos de documento encaminhado aos seus superiores, solicitando providências para melhorias no atendimento médico:
“(...) nada havendo de medicamentos, fiz pedido de todo o necessário propondo mandar-se buscar em Paissandu o que fosse de urgência. Nada consegui, mas na mata que nos cercava encontrei camomila, mellissa, carqueja e algumas avencas (...)”
Nesse período foi promovido aos postos de Tenente 1º Cirurgião e de Capitão 1º Cirurgião, por merecimento.
Além de seu desempenho como médico, militar e pesquisador, atuou em outras áreas, como a pesquisa, a literatura e a política. Escreveu, ao longo de sua vida, diversas obras, incluindo trabalhos na área de Medicina, Etimologia, Geografia, História e Sociologia.
Dentre outras, desempenhou importantes funções, como: Diretor do Hospital Militar da Guarnição do Rio de Janeiro e Inspetor Geral do Serviço Sanitário do Exército. Foi membro do Instituto Histórico da Sociedade de Geografia de Madri, do Instituto Arqueológico Alagoano, do Ateneu de Lima, do Instituto Médico Brasileiro e da Academia Imperial de Medicina do Rio de Janeiro.
O General-de-Brigada Médico João Severiano da Fonseca faleceu em 7 de novembro de 1897, em pleno exercício de suas funções, no cargo de Inspetor Geral do Serviço Sanitário do Exército.
A atitude, o patriotismo e a devoção à Medicina e ao Exército fizeram com que fosse merecedor do título de Patrono do Serviço de Saúde, formalizado pelo Decreto-lei nº 2.497, de 16 de agosto de 1940.
Em homenagem a tão ilustre personagem de nossa história, o dia do Serviço de Saúde do Exército é comemorado na data de seu nascimento.
A escolha do General João Severiano como patrono do Serviço de Saúde é o justo reconhecimento da Pátria a esse insigne brasileiro, fonte de inspiração para as novas gerações do Serviço de Saúde.