Ouvidoria
A Ouvidoria é um canal privilegiado de comunicação entre o beneficiário e o seu hospital. Temos a função de receber, examinar e encaminhar, aos setores competentes, todas as sugestões, reclamações, elogios ou denúncias que sejam encaminhadas pessoalmente ou por esta página. Além disso, é sua competência acompanhar as providências adotadas e garantir que o cidadão receba a resposta à sua manifestação.
Missão da Ouvidoria
Propiciar comunicação eficaz entre o HGuSM e seus clientes internos e externos, contribuindo para a melhoria contínua de seus processos e o aprimoramento dos serviços prestados.
Valores
Ética, transparência, cordialidade, comprometimento e equidade.
Quais as Atribuições da Ouvidoria?
Receber e examinar, sugestões, reclamações, elogios e denúncias do beneficiário, quando não forem solucionadas pelos setores, departamentos e direções responsáveis.
Encaminhar aos setores, departamentos e ou direções, a manifestação do cidadão, solicitar possíveis providências e garantir o retorno da mesma.
Apoiar tecnicamente e atuar com as áreas internas, visando a solução do problema apontado pelo cidadão.
O que a Ouvidoria não Faz?
A ouvidoria não atua como auditoria, corregedoria ou comissão de ética.
Quem pode Utilizar os Serviços da Ouvidoria?
Todo cidadão do público interno e externo pode registrar sua manifestação na ouvidoria.
Que tipos de manifestações são recebidas pela Ouvidoria do HGuSM?
• Elogios,
• Denúncias,
• Reclamações,
• Sugestões
Quais são os trâmites que percorrem as manifestações dos cidadãos?
• Registro das manifestações;
• Análise das manifestações;
• Resolução imediata dos problemas, quando possível, pelo próprio Ouvidor;
• Envio da manifestação ao setor envolvido;
• Resposta do setor;
• Análise da resposta do setor;
• Entrevista com ouvidor ou envio da resposta ao manifestante.
Em caso de denúncia, preciso me identificar?
Sim. A identificação é necessária e de acordo com o disposto na Constituição Federal, art. 5º, inciso IV: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato”. Portanto, o preenchimento dos dados de forma completa e exata, é importante para a tramitação correta do processo. Nas situações de não identificação, a Ouvidoria do HGuSM é obrigada a arquivar a denúncia.
Ao encaminhar alguma manifestação, o cidadão deverá estar ciente de que todos os envolvidos serão informados do conteúdo da demanda.
Quais informações devem constar na manifestação?
Em todas as situações, o problema deve ser exposto de forma clara, descrevendo as datas, locais e os fatos detalhadamente, com a identificação do responsável pela irregularidade.