Histórico
O Hospital de Guarnição de Santa Maria (HGuSM) foi criado pelo Decreto no 13.645, de 18 de junho de 1919, promulgado pelo Presidente da República Epitácio Pessoa, recebendo a denominação de Hospital Militar de Santa Maria.
As atividades iniciaram-se com recursos humanos e materiais pertencentes à Enfermaria Militar da Guarnição de Santa Maria, que funcionava no então 7º Regimento de Infantaria e onde está instalado hoje o Comando da 6ª Brigada de Infantaria Blindada.
A construção do Hospital iniciou-se em 1922 e em 15 de outubro de 1924, as novas instalações foram ocupadas, sendo seu primeiro Diretor o Capitão Medico Emanuel Marques Porto (futuro Chefe do Serviço de Saúde da Força Expedicionária Brasileira na 2ª Guerra Mundial) e, em 08 de julho de 1953, sua denominação mudou para Hospital de Guarnição de Santa Maria.
Novas Organizações Militares foram instaladas em Santa Maria, o que resultou no aumento do número de usuários e na reclassificação do HGuSM para Hospital de Guarnição Tipo IV.
Através da Portaria nº 1.079, de 21 de agosto de 2017, o Comandante do Exército resolveu transformar o Hospital de Guarnição de Santa Maria em Hospital Geral de Santa Maria (HGeSM). O público alvo passou de cerca de 16 mil para 45 mil pessoas, entre militares da ativa e da reserva e seus dependentes, em um total de 84 quartéis do Exército. No caso de Santa Maria, ainda são atendidos os militares da Aeronáutica.
Atualmente nosso Hospital Geral conta com modernas instalações, equipamentos e mobiliários novos, dispensando aos usuários atendimento de excelência - proporcionado pela elevada capacidade técnico-administrativa dos integrantes desta Organização Militar de Saúde.
Estamos Prontos para o Indesejável e Preparados para o Inevitável.